terça-feira, 9 de abril de 2013

Coluna do Delfim no Valor de 9 de abril de 2013

Durante algum tempo deixei de comentar os absurdos que alguns economistas escrevem nos meio de comunicação, mas hoje o Delfim Netto quebrou o meu silêncio. Concordo com com o Economista X http://aconscienciadetresliberais.blogspot.com.br/2013/04/qual-eh-tua-delfim.html, toda insegurança quanto ao caminho da política monetária do Bacen foi plantada por: Dilma, Mantega etc; e pela passividade do Tombini. Pois questões referentes a inflação e juros sempre estiveram sendo tratadas pelo Governo de uma forma geral, e não exclusivamente pela autoridade monetária (cuja atribuições são exclusivas).
O Economista X também tem razão quando fala que todo economista que sabe trabalhar com o dynare tem condições de rodar qualquer modelo DSGE, mesmo o SAMBA. Então, algumas ferramentas disponíveis ao Banco Central estão ao alcance de muitos macroeconometristas, assim não é certo falar em informações privilegiadas.
Agora, o mais impressionante está na seguinte frase do Delfim: "É preciso reconhecer que uma taxa de inflação anual de 5,9% nos últimos dez anos (30% sistematicamente acima da meta) já deveria ter mobilizado governo e sociedade para reduzi-la...É mais do que óbvio, entretanto, que produzir esse resultado está fora do alcance da política monetária. Ele será consequência de uma política social e econômica, que tenha por objetivo continuar a manter a inclusão social com o suporte de medidas que reforcem as instituições e produzam mudanças estruturais, que estimulem a competição e reduzam os atritos".
Mas deveria ser ao contrário, não é? O Governo deveria ter dado estrutura para que os juros baixassem, e não forçar a sua queda, o que criou distúrbios em outros mercados.
Acredito que o espaço para desculpas do Governo está diminuindo, e ai na frente terá que adotar algumas medidas restritivas, pois manter essa política monetária/fiscal expansionista está com os dias contados...Pelo menos é o que espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário